8 de mai. de 2012

Feiras Literárias Internacionais

O cenário internacional está repleto de feiras literárias importantes, nas quais os editores brasileiros estão sempre marcando presença em busca de bons acordos e compras de direitos autorais.
Para quem não conhece, visitar estas feiras é uma prática comum entre os editores, livreiros e profissionais do mercado em geral, que partem em busca, não só de novos títulos, mas também de trocas de experiências, aprendizados e inspiração para melhorar, a cada ano, o mercado editorial brasileiro.
Que tal conhecer um pouco dessas feiras? Aqui você encontra informações básicas sobre as  vamos Top 5!
Boa viagem!!

FRANKFURT


A Frankfurt Buchmesse (Frankfurt Book Fair, em inglês) é, sem dúvida, a maior feira literária do mundo. Com origem nos tempos de Gutenberg, teve suas atividades interrompidas nos períodos da guerra, mas retomou firme e forte em 1949, quando foi realizada na St. Pauls's Church.
O evento acontece anualmente durante 5 dias, geralmente no mês de outubro, em Frankfurt, Alemanha.
Reúne quase 300 mil visitantes, sendo mas da metade profissionais do livro do mundo todo. O evento acontece numa área gigantesca, com mais de 7 mil exibidores de mais de 100 países.

Informações
Site: http://www.buchmesse.de/en/fbf/
Twitter: @book_fair
Facebook: https://www.facebook.com/frankfurtbookfair



LONDRES
Apesar de menor que a colega alemã descrita acima, a London Book Fair não é menos importante e tem atraído cada vez mais visitantes.
O evento ocorre anualmente, durante 3 dias, geralmente em abril e é focado para os profissionais do livro, apesar de aberta ao público, que não participa muito.

Informações
Site: http://www.londonbookfair.co.uk/
Twitter: @LondonBookFair
Facebook: https://www.facebook.com/thelondonbookfairexhibition
Flickr: http://www.flickr.com/photos/thelondonbookfair/
Youtube: http://www.youtube.com/londonbookfairvideo
LinkedIn: http://www.linkedin.com/groups?home=&gid=2575643






BOLONHA

A Feira do Livro de Bolonha, ou a Fiera del Libro per Ragazzi (em inglês: Bologna's Children Book Fair), diferentemente das outras, é uma feira apenas para os profissionais do livro, onde o público não pode participar. É um grande encontro de editores, livreiros, bibliotecários, ilustradores, autores etc.


O evento acontece anualmente, durante 4 dias, geralmente no mês de março, na cidade de Bologna, Itália; e é voltada, basicamente, aos interessados na literatura infanto-juvenil.

Informações
Site: http://www.bookfair.bolognafiere.it/


NOVA YORK

A Book Expo America é a feira de livro mais importante dos Estados Unidos e acontece anualmente (geralmente no mês de junho), em Nova York, considerada pelos americanos como a capital editorial do mundo.
Com caráter festivo, a BEA traz o que há de mais moderno no mercado editorial, além de ter a oportunidade de negociar futuros best-sellers em primeira-mão.
Não é a feira mais visitada do mundo e o público europeu quase não marca presença (eles tem ali pertinho Frankfurt, Londres e Bolonha, afina de contas...), abrindo caminho para o mercado brasileiro e latino-americano.

Informações
Site: http://www.bookexpoamerica.com/
Twitter: @BookExpoAmerica
Facebook: https://www.facebook.com/bookexpoamerica
Pinterest: http://pinterest.com/bookexpoamerica/
Youtube: http://www.youtube.com/bookexpoamerica
LinkedIn: http://www.linkedin.com/groups/BookExpo-America-BEA-2721190



GUADALAJARA

A Feria Internacional del Libro de Guadalajara surgiu em 1987, fundada pela Universidade de Guadalajara e é considerada a mais importante feira literária internacional em língua espanhola.
O evento acontece anualmente, durante 9 dias, geralmente no final de novembro. Os três primeiros dias são reservados exclusivamente aos profissionais do livro e, o restante, para o público em geral.

Informações
Site: http://www.fil.com.mx/


Fonte: Revista Superpedido

Nenhum comentário :

Postar um comentário