30 de set. de 2015

Livros e maquiagem: uma combinação que dá certo

Quando estava na faculdade de jornalismo, lembro de uma vez que fomos ao JUCA, os Jogos Universitários de Comunicação e Arte. Uma noite, quando voltei para o alojamento, sempre sujo, bagunçado e bem hippie no melhor estilo PUC-SP de ser, havia uma fila de mulheres partindo da sala onde estávamos 'hospedados'. Ao chegar à origem, bastante curiosa com o que estava acontecendo, fui surpreendida. 

Lá estava ela: Vic Ceridono, maquiando um alojamento inteiro de meninas que nem pareciam gostar tanto assim de maquiagem; mas que perceberam que essa coisa bacana de se arrumar nada tem a ver com ser patricinha ou menina rica: tem a ver com gostar de sentir-se bonita e estar bem consigo mesma. Vic maquiou todas, uma a uma, sem a menor pressa e sempre com muita simpatia e paciência. 

Nunca me esqueci disso. E acho que essa foi a minha grande lição sobre o quanto a beleza, a moda e todo este universo, que para muitos parece bobagem, é realmente transformador. 

Muitas pessoas tinham um preconceito besta em relação ao jornalismo de moda, como se ele fosse menos nobre ou menos importante para o mundo. Mas Vic nunca se importou e, por ironia do destino, acabou sendo convidada para dar palestras na... PUC-SP! 

Lembro que, durante as aulas, Vic devorava todas as revistas de moda e beleza em português, inglês e francês. Desde sempre, ela sabia que queria ser jornalista de moda e, muito provavelmente, era uma das poucas entre nós que sabia o que queria desde o primeiro dia de aula.

Daí por diante ela não parou: foi trabalhar no ramo da moda, tornou-se estagiária de uma das principais jornalistas da área, criou um blog por hobbie e se tornou editora de beleza da principal revista do ramo. Hoje, arrisco dizer, ela é uma das principais influenciadoras de beleza, moda e estilo de vida. 

Mas você deve estar se perguntando por que raios este blog, sempre dedicado ao mundo editorial, está contando essa bela história de vida e sucesso de uma blogueira de moda; certo? 

O fato é que com mais de 100k likes no Facebook e mais de 300k de seguidores no Instagram; o blog Dia de Beauté é um sucesso tão grande, que Vic, a convite da Editora Paralela, publicou um livro que reúne os segredos de maquiagem da blogueira para a mulher moderna, com dicas práticas e reais, além de sugestões que abrangem a maquiagem do dia a dia até os looks de festa. Em seu primeiro livro, Dia de Beauté - Um guia de maquiagem para a vida real, Vic Ceridono faz um resumo de tudo que se precisa saber para aventurar-se no mundo de maquiagem.

E muito se engana quem acha que Vic só traz 'receitas' de como ficar bonita. O livro está lindo! Parabéns à produção, que não negou esforços na produção das fotos e nos detalhes que ajudam a leitora a entender o passo a passo de como é possível não ser dependente de maquiadores top de linhas para se sentirem bonitas e bem arrumadas. 

Eu mesma não sou a mulher mais ligada no quesito beleza, mas acreditem: as dicas da Vic salvam toda mulher de qualquer situação (o 'make nada que é tudo' que o diga: virou meu mantra de cada dia, rs!). 

O mais engraçado é que, num ano de crise econômica que tem deixado o mercado editorial bastante morno e em estado de preocupação; os blogueiros têm se destacado e feito a grande alegria dos livreiros. E Vic Ceridono não fica atrás!

Na última terça-feira, 28/09, a criadora do Dia de Beauté arrastou centenas de fãs para a Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo. Não estou exagerando não: a fila dava a volta em torno do terceiro andar da livraria, que estava repleta de amigos e familiares da autora, mas principalmente, de fãs, seguidoras e admiradoras do trabalho e carinho de Vic. 

Lançamento do livro 'Dia de Beauté', na Cultura do Shopping Iguatemi. Foto: Talita Camargo

Eu e Vic, do make aos livros 
Foto: Talita Camargo
E eu estava lá para prestigiar essa minha ex-colega de PUC-SP, para dar um beijo e dizer o quanto fico feliz em ver o sucesso dela; mas principalmente, para garantir o meu exemplar e o autógrafo especial, é claro! 

Mas o que eu não esperava, era ter em mãos um livro-arte do gênero da moda.

O livro é uma delicadeza do mercado editorial! Desde o relevo e as cores da capa, passando pela delicadeza da guarda, seguindo para os detalhes bem pessoais da autora; pelo prefácio assinado pela diretora de redação da Vogue Brasil, Daniela Falcão; pelas fotos muito bem escolhidas; e, principalmente, pelo conteúdo, que é de extrema qualidade.



O que se lê nas páginas belamente diagramadas, não é apenas um copy+paste do mesmo conteúdo gratuito disponível no blog, muito embora esta seja a base. É nítido como a autora pesquisou, trabalhou o conteúdo e se dedicou a este projeto, que foi muito bem editado.



Dia de Beauté - Um guia de maquiagem para a vida real prova, por todas essas qualidades, que os livros de moda, beleza e maquiagem têm o mesmo valor literário que qualquer outro livro. É, definitivamente, leitura obrigatória para todas as mulheres que se importam consigo mesmas. 

O livro de Vic Ceridono é um presente para todas nós e, também, para o mercado editorial. 

O autógrafo especial que recebi da Vic :) Foto: Talita Camargo

Nenhum comentário :

Postar um comentário